Você está aqui: HomeNotíciasPor medida de segurança Arrasta Pé adia sorteio de Rifa

Em Colóquio Musical representantes da AASJN trocam experiências com profissionais da saúde

AASJN – Íris Silva

Palmas Tocantins, 5 de agosto de 2020: Nos dias 30 de julho e 4 de agosto, a equipe da Associação Ação Social Jesus de Nazaré - AASJN participou do Colóquio “Música, Saúde e Multidisciplinaridade: uma proposta para integralidade do cuidado”. 

O evento promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Avaliação Diagnóstico e Intervenção em Enfermagem - Nutadies da Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Enfermagem teve como objetivo geral promover reflexão sobre o uso da música em contextos de assistência à saúde, oportunidade em que diversas experiências foram destacadas, o que possibilitou aos participantes trocarem conhecimentos com profissionais de outras áreas.

Neste sentido as palestrantes destacaram definições e conceitos acerca da musicoterapia e suas responsabilidades de atuação, descreveram experiências de atendimentos em musicoterapia, além de reflexões sobre a diferença entre a atuação da musicoterapeuta e o fazer musical nos espaços de cuidado promovidos por outros profissionais.

Para o presidente da AASJN, Jocel Santiago, o curso proporcionou o enriquecimento do trabalho que a instituição desenvolve em diversas áreas. “Essa troca de conhecimentos com especialistas não só da música ou da saúde, mas de todas as outras áreas são fundamentais para ampliação dos nossos conhecimentos, em especial da área da saúde, que neste momento de pandemia nos possibilita agregar ainda mais as artes à temática debatida durante esses dias. Temos certeza que fará diferença, afinal música cabe em variadas situações”. Destaca o presidente.

Além do presidente da AASJN, Jocel Santiago, participaram do Colóquio Musical a pedagogo e assessora de comunicação da AASJN, Ivanete R. Silva (Íris Silva) e a voluntária e estudante de enfermagem, Beatrhiz Silva.

Colóquio Musical

Na segunda, 3 de agosto, o debate foi sobre as temáticas: Intervenção Musical Integrativa - uma resposta de tecnologia para cuidado à saúde e O uso da música como recurso terapêutico junto ao cuidado de enfermagem no controle da dor e em populações vulneráveis, com a Eliseth Ribeiro Leão, enfermeira e pós-doutorado em enfermagem, pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, SP.

No dia 30 de julho, o tema debatido foi as Contribuições da Musicoterapia na Atenção Primária à Saúde e na Gerontologia/Geriatria, com Hozana Reis Passos – Enfermeira da ESF em FB-MG, Musicoterapeuta e Mestre em Música.

 


Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados - Associação Ação Jesus de Nazaré
Sede Administrativa 405 Norte Alameda 07 Conj HM 02 Lote 02 - Fone: (63)3218-8428 Palmas/TO   acesso restritowebmail

 

Desenvolvido por logo CBS 120x60

 

APOIO

Conta Doação
Itaú Unicef
Criança Esperança
Palmas para Todos
Cnbb
CEPEMA 2015
CFE